O WhatsApp é o mensageiro mais popular do mundo e frequentemente lança novas atualizações para não perder seu posto para possíveis ameaças, como o Telegram, que vem crescendo em número de usuários e defensores.
No entanto, o aplicativo verde de Meta ainda é considerado um pioneiro na comunicação por mensagens. Por isso, nós do Olhar Digital decidimos fazer uma retrospectiva com as mais importantes mudanças do WhatsApp durante 2022. Confira!
Leia também!
- Como separar seus conteúdos preferidos pelo Reels do Instagram
- Jovem que rastreou jato particular de Elon Musk está de volta ao Twitter
- YouTube Music testa exibição de letras em tempo real parecida com Spotify e Apple Music
Pausar gravação de áudio
O WhatsApp adicionou um novo recurso para que os usuários pausem uma gravação de áudio e retomem depois. Além disso, agora os usuários também podem ouvir os áudios fora das conversas.
Limitação de mensagens encaminhadas
O WhatsApp começou a limitar as mensagens encaminhadas na plataforma, fazendo com que o mesmo texto não seja compartilhado diversas vezes. As mensagens não podem ser encaminhadas para mais de uma conversa em grupo para evitar a disseminação de notícias falsas.
Mais participantes em chamadas grupos do WhatsApp
O mensageiro começou a permitir que até 32 pessoas diferentes participassem de uma mesma chamada em grupo. O recurso foi muito aguardado por usuários, principalmente durante a pandemia de Covid-19 que obrigou as pessoas a praticarem o distanciamento social.
Reações em conversas
A Meta passou a permitir que os usuários do WhatsApp reajam a mensagens com emojis. A novidade, inclusive, foi celebrada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, no Facebook.
Migração entre Android e iOS
O histórico de conversas do WhatsApp é um verdadeiro problema para usuários que deixam o Android e começam a utilizar o sistema iOS. A plataforma mudou e adicionou um recurso para facilitar a migração entre os sistemas.
Maior prazo para excluir mensagens
O WhatsApp começou a testar um novo limite de tempo para excluir as mensagens para todos os usuários de um chat. Espera-se que seja possível deletar uma mensagem depois de até 2 dias e 12 horas, tempo o bastante para se arrepender de qualquer fala.
Esconder o “online”
A Meta finalmente ouviu o pedido dos usuários! O WhatsApp permite que os usuários escondam seu status de “online” da plataforma, facilitando a vida de quem quer se manter mais discreto.
Bloqueio de prints em imagens
Neste ano, o mensageiro também iniciou o bloqueio de prints de imagens enviadas como visualização única. A ideia é que os usuários não possam perpetuar aquelas fotos que o remetente enviou de maneira mais privada.
WhatsApp Premium
A Meta lançou o WhatsApp Premium, um plano de assinatura exclusivo para empresas que traz uma série de recursos exclusivos que ajudam na popularização do comércio, como a facilidade de sua identificação.
Grupos com mais de mil participantes
O tamanho dos grupos do WhatsApp cresce gradativamente há alguns anos e, aparentemente, a rede social não está satisfeita com os 512 usuários que são permitidos anteriormente. A plataforma começou a permitir até 1.024 pessoas nos grupos.
Enquetes em grupo
O WhatsApp começou a liberar as enquetes em grupos. Desta maneira, os participantes poderão votar para decidir qualquer informação do grupo, como qual será o “rolê” do final de semana.
Mensagens para você mesmo
Todo mundo sabe que uma das maneiras mais práticas de guardar informações é anotá-las em algum lugar. Pensando nisso, criou-se um costume de fazer um grupo com você mesmo no WhatsApp, deste modo, você tem um bloco de notas infinito. Atendendo o pedido dos usuários, a rede social resolveu permitir que as pessoas mandem mensagem para si próprias, sem a necessidade de criar um grupo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post WhatsApp: relembre as principais mudanças do mensageiro em 2022 apareceu primeiro em Olhar Digital.