O TikTok ficou muito conhecido por permitir que criadores e conteúdos se popularizem de maneira mais rápida que em outras redes sociais. O algoritmo da plataforma chinesa é frequentemente elogiado por isso.
Porém, um artigo da Forbes aponta que alguns funcionários do TikTok podem impulsionar vídeos na plataforma, praticamente decidindo o que será viral.
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De acordo com o artigo, o objetivo da prática visa “apresentar celebridades e criadores emergentes à comunidade”. A ação ficou conhecida como “Heating” (Aquecedor, em tradução livre).
O porta-voz do TikTok, Jamie Favazza, relatou que o Heating ajuda a promover a “diversidade de conteúdos”, fazendo com que o feed dos usuários não seja tomado apenas pelas principais tendências do momento.
A Forbes informa que cerca de 2% do vídeos encontrados na aba “For You” são indicações de funcionários, mas a rede social aponta que apenas 0,002% dos conteúdos são indicados.
Acredita-se que o TikTok possa ter utilizado essa tática para atrair ainda mais empresas, influenciadores e músicos para a rede social, por exemplo.
A tese é que a rede social impulsionava conteúdos chave para que eles se tornassem populares, fazendo com que outras empresas vissem a plataforma como uma forma de criar tendências organicamente.
O rumor ganha ainda mais força com o fato que o TikTok não apresenta nenhum tipo de rótulo em conteúdos impulsionados internamente.
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O post TikTok afirma que funcionários podem decidir o que será viral apareceu primeiro em Olhar Digital.