Quando o assunto é pesquisa na internet, o Google é a principal fonte de referência de grande parte das pessoas em todo o mundo. No entanto, uma nova ferramenta pode estar chegando para desbancar a gigante da tecnologia com respostas mais precisas.
O Perplexity Ask é uma interface de pesquisa que utiliza GPT 3.5 para responder às perguntas dos usuários com mais precisão, podendo até conversar com as pessoas.
Leia também!
- “ChatGPT não é nada revolucionário”, diz cientista-chefe da Meta
- Veja qual é a palavra do ano do Instagram para ter um perfil de sucesso em 2023
- Fizemos 10 perguntas do Enem 2022 ao ChatGPT e o resultado foi surpreendente
O GPT 3.5 é uma plataforma de inteligência artificial antecessora do ChatGPT. A ferramenta também pertence a OpenIA e pode gerar textos com respostas parecidas com o que um ser humano responderia a uma questão.
Além da inteligência artificial, o Perplexity Ask utiliza o Microsoft Bing para pesquisar respostas. A plataforma concorrente do Google pode fazer diferentes tipos de buscas, como em arquivos, conversas e documentos presentes no computador dos usuários.
A imagem acima mostra um exemplo da página de pesquisa do Perplexity Ask em português. Ao fazer uma pergunta à plataforma, ela procura pela resposta em mais de um lugar e apresenta todas as fontes utilizadas.
O Perplexity Ask também pode realizar pesquisas no Twitter e vai apresentar aos usuários apenas informações públicas, ou seja, aquelas que estão disponíveis para todos, que não sejam de contas privadas, por exemplo.
Além disso, a ferramenta permite fazer perguntas adicionais para complementar sua pesquisa. É como se o usuário estivesse, de fato, conversando com o mecanismo de busca até conseguir todas as informações que precisa.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Rival do Google usa recurso estilo ChatGPT para fazer buscas mais certeiras apareceu primeiro em Olhar Digital.