Fale Conosco

Caos no Twitter de Elon Musk agora afeta autenticação em dois fatores

As últimas semanas foram bastante caóticas dentro do Twitter – mais do que de costume. Desde que Elon Musk assumiu definitivamente o controle da rede social adquirida por US$ 44 bilhões, mudanças internas começaram a ser implementadas na empresa, e a mais recente delas afetou diretamente o funcionamento de um importante recurso de segurança: a autenticação em dois fatores.

Diversos usuários estão relatando na rede social dificuldade em acessar contas protegidas pela autenticação em dois fatores, especialmente aqueles que dependem do envio de uma mensagem SMS com o código a ser inserido na hora do login no Twitter: às vezes as mensagens simplesmente não são enviadas ao usuário; em outros casos, elas demoram horas.

Isso acaba prejudicando o uso do Twitter para muita gente. Não apenas aqueles que sequer conseguem fazer login por não receber o código de segurança; a falha também impede pessoas de alterarem configurações de segurança, e até mesmo baixar o arquivo de tweets enviados ao longo da história.

Leia mais:

Os problemas aparentam estar nas demissões em massa promovidas por Musk ao assumir o Twitter. De acordo com a Wired, cerca de 3.700 funcionários foram mandados embora, incluindo muita gente que trabalhava em áreas de engenharia, segurança, TI e operações especiais. Quem ficou na empresa estaria lutando para manter recursos no ar – incluindo a autenticação em dois fatores.

Vale ressaltar que a autenticação em dois fatores via SMS é um recurso problemático dentro do Twitter há tempos: em 2020, o sistema de envio de mensagens sofreu uma série de instabilidades reconhecidas inclusive pela equipe de suporte da rede social. Em agosto de 2020, uma mensagem da conta oficial de suporte alertava usuários de que a verificação via SMS não estava sendo enviada. A rede social enfrentou dias de turbulência até o recurso ser reativado.

Para especialistas em segurança, o episódio atual é ainda mais preocupante, já que pode incentivar usuários a abandonarem a autenticação em dois fatores e, assim, perder uma camada de segurança das suas contas. “Falha temporária em autenticação multifatorial pode ter o efeito de bloquear o acesso a contas. Mas ainda mais preocupante é que encorajará usuários a simplesmente desativarem o recurso,” explicou Kenneth White, do Open Crypto Audit Project, à Wired.

Não está claro ainda o que fez com que a autenticação em dois fatores via SMS parasse de funcionar para alguns usuários. Questionado pela Wired sobre o caso, Elon Musk não explicou o que pode estar acontecendo. O bilionário também demitiu, entre outros departamentos, a divisão responsável pela comunicação do Twitter.

Imagem de destaque: pnm-stock/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Caos no Twitter de Elon Musk agora afeta autenticação em dois fatores apareceu primeiro em Olhar Digital.

Isso também por te interessar:

Conteúdo Similar