O YouTube está testando um sistema que oferece filas de vídeos pelo iOS e Android. O recurso foi disponibilizado na versão web anos atrás e a plataforma do Google visa adicionar conteúdos que formariam uma lista de reprodução temporária pelo aplicativo em celulares.
Ao observar os testes do YouTube, é possível ver que o usuário poderá ativar o recurso por meio de uma nova aba “Reproduzir o último da fila” no menu de três pontos que aparece nas miniaturas de vídeo. Com isso, o vídeo seria adicionado ao final da lista ou seria criada uma nova fila, caso nenhum conteúdo esteja sendo assistido no momento.
Leia mais:
- Google quer trazer mais recursos para o YouTube; confira
- YouTube Music testa exibição de letras em tempo real parecida com Spotify e Apple Music
- YouTube notificará usuários que fizerem comentários considerados abusivos
Em seguida, após o vídeo terminar, o app iniciará a reprodução dos próximos vídeos, sendo possível reorganizar a fila e remover alguns conteúdos. Caso o usuário opte por fechar o player, a fila será excluída – o app avisará ao usuário que isso vai ocorrer.
Até o momento, o YouTube disponibilizou a ferramenta para os assinantes do Premium da plataforma. Caso o usuário esteja inscrito no plano e não recebeu uma tela informativa do serviço sobre o recurso, é possível ativá-lo de forma manual, através do campo “Experimentar novos recursos” – basta abrir as configurações na foto de perfil que fica no campo superior da interface.
Segundo a página da funcionalidade, os testes vão ocorrer até o dia 28 de janeiro. Além disso, a questão também não garante que os usuários comuns do YouTube vão receber a oportunidade de colocar vídeos na fila em breve.
Nesse sentido, o YouTube procura incentivar os usuários a ativarem a versão Premium, adicionando novas capacidades e vantagens aos assinantes. Assim, a ferramenta de lista de vídeos deve receber mais novidades futuramente.
Informações via The Verge
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post YouTube testa lista de reprodução no iOS e Android; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.