O Twitch anunciou, nesta quinta-feira (30), a implementação do “Shield Mode” (“Modo Escudo” em tradução livre), que vai funcionar como espécie de “botão do pânico” para os streamers da plataforma.
“O Shield Mode é um pouco diferente de nossas outras ferramentas de segurança“, disse o Twitch no anúncio. “Embora apresente recursos novos, seu verdadeiro poder vem da maneira como combina e eleva o nível das ferramentas de segurança existentes em um só lugar.”
Leia mais:
- Retrospectiva Spotify: Marília Mendonça é a artista mais ouvida no Brasil em 2022
- Ex-chefe de segurança do Twitter disse que rede social é menos segura com Elon Musk
- BeReal ganha prêmio de melhor app para iPhone
O Shield Mode é semelhante ao “botão de pânico” desenvolvido pela comunidade, que foi criado para combater o aumento de ataques de ódio que ocorreram no ano passado.
Com o Shield Mode, streamers e moderadores podem escolher configurações que banirão em massa os usuários que usam uma palavra ou frase específica ou proibirão que usuários iniciantes falem. Quando a onda de assédio terminar, o Shield Mode pode ser desativado, retornando às configurações anteriores.
Um dos recursos interessantes no anúncio do Shield Mode do Twitch é que ele reconhece e chama a atenção para o equilíbrio estressante que os streamers “marginalizados” enfrentam quando se trata de segurança na plataforma.
As ferramentas de segurança atuais do Twitch – como o bate-papo verificado por telefone e seus recursos mais simples, como o modo somente assinante ou seguidor – são ótimas para proteger criadores de conteúdo de ataques maliciosos como invasões de ódio ou spam, mas têm efeito adverso na capacidade de crescimento de um canal.
O Twitch diz que o Shield Mode é único, pois permitirá que os streamers reforcem temporariamente sua segurança com o toque de um botão e, com o mesmo toque de um botão, retornem as coisas ao normal quando a onda de assédio passar.
Usuários do Twitch reclamam de passividade da plataforma
O Twitch há muito tempo é prejudicado por sua resposta aparentemente fraca e lenta aos criadores que não estão entre os 0,01% melhores.
O movimento #TwitchDoBetter, que levou os criadores a organizar boicote de um dia à plataforma, surgiu quando os streamers reclamaram que a rede não estava fazendo o suficiente para proteger ou pelo menos se comunicar proativamente com os streamers negros, pardos e LGBTQIA+ afetados por um aumento acentuado nas campanhas de assédio no ano passado.
O Twitch parece reconhecer isso em suas mensagens sobre o Shield Mode: “Os streamers que mais precisam de proteção online – incluindo streamers negros e LGBTQIA+ alvos de ataques de ódio desproporcionalmente – geralmente precisam mais de visibilidade online. Portanto, especialmente para comunidades sub-representadas, esperamos que este seja um primeiro passo para ajudá-lo a manter sua comunidade aberta e receptiva a novos membros, além de maximizar sua segurança.”
Com informações de The Verge
Imagem destacada: Shutterstock
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Twitch começa a implementar “botão do pânico” apareceu primeiro em Olhar Digital.