Não é nenhuma novidade que os jovens estão presentes nas redes sociais e, consequentemente, usam cada vez mais os celulares em qualquer ambiente, incluindo as escolas.
Esse costume pode gerar grandes problemas, afinal, é impossível prestar atenção na explicação do professor e nas publicações dos amigos nas redes sociais ao mesmo tempo. E, uma nova plataforma está causando ainda mais problemas: o BeReal.
Leia também!
- Vale a pena trocar o Twitter pelo Mastodon? Testamos a nova rede social
- TikTok se torna potência no mundo dos anúncios e preocupa concorrentes
- Twitter: Elon Musk pede que funcionários se comprometam com regime “hardcore” ou deixem a empresa
A rede social envia notificações para que os usuários publiquem uma foto do momento. No entanto, não existe como controlar qual horário essa notificação será enviada e, por muitas vezes, isso pode acontecer enquanto os jovens estão dentro da sala de aula.
Ao navegar pelo feed de exploração do BeReal não é nenhum pouco difícil encontrar imagens de adolescentes dentro das escolas ou até mesmo nas salas de aula com os colegas.
Apesar de ter como preceito fazer os usuários publicarem a realidade para acabar com o conceito de perfeição e uso exacerbado de filtros do Instagram, o BeReal pode, inconscientemente, acabar gerando uma pressão nos seus usuários que precisam publicar assim que recebem a notificação.
O aviso da plataforma é tão inesperado que acabou se tornando uma trend no TikTok durante o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022, no último domingo (13).
É terminantemente proibido que os participantes do Enem utilizem celular enquanto estão nas salas em que as provas estão sendo aplicadas. Na trend do TikTok, muitos jovens brincaram que foram eliminados do Enem por ter pego o celular no momento em que a notificação do BeReal chegou, pois “precisavam” fazer o post do dia.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Inovador ou irritante? Notificações do BeReal podem se tornar problema nas escolas apareceu primeiro em Olhar Digital.