O Spotify divulgou nesta terça-feira (31) um relatório oficial que apresenta seus resultados do quarto trimestre de 2022. No documento, a plataforma de streaming de música trouxe algumas novidades positivas, outras nem tanto.
Spotify: assinantes premium chegam, mas perdas financeiras continuam
- O Spotify divulga que chegou em 205 milhões de assinantes premium na quarta parte do ano passado, 10 milhões a mais em relação ao terceiro trimestre;
- No entanto, as perdas da plataforma continuam no vermelho: € 270 milhões, uma marca negativa bem mais considerável do que os € 39 milhões do mesmo período em 2021;
- Durante todo o ano de 2022, o Spotify registrou um prejuízo líquido de € 430 milhões e uma receita de € 11,7 bilhões.
Os movimentos que causaram esse prejuízo do Spotify foram destacados por Daniel Ek, executivo-chefe da empresa, que chamou as ações de “ambiciosas demais”. A plataforma indicou especificamente os problemas, afirmando que as perdas foram devidas a “custos de pessoal mais altos, principalmente devido ao crescimento do número de funcionários e custos de publicidade mais altos”.
Leia mais:
- Gaming é tema de mais de 324 mil playlists no Spotify criadas por brasileiros
- 2022: O ano das demissões nas big techs; relembre os casos
- Cápsula do tempo musical: Spotify lança playlist para o futuro
Nesse contexto, o Spotify se tornou uma mais uma das empresas de tecnologia que anunciaram recentemente a demissão de vários funcionários. No total, a plataforma de música divulgou que 6% da força de trabalho foi despedida como parte de uma reestruturação em toda a companhia.
Diante disso, o diretor de conteúdo Dawn Ostroff deixou o seu cargo e Ek afirmou que o Spotify “mudaria fundamentalmente a forma de operação no topo”, o que inclui a sua própria função. O executivo-chefe chegou a declarar que foi “muito ambicioso” ao realizar investimentos sem ter a certeza do crescimento da receita da empresa.
Por outro lado, o Spotify anunciou que faturou € 3,17 bilhões em receita no período destacado e conta com quase 500 milhões de usuários ativos mensais, incluindo níveis de assinantes pagos e suportados por anúncios. Para o próximo trimestre, a empresa tem uma previsão de atingir a marca de meio bilhão de ouvintes ativos mensalmente, mas a faixa de assinantes premium deve ter um aumento modesto para 207 milhões.
Informações via Engadget
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Spotify atinge a marca de 205 milhões de assinantes premium apareceu primeiro em Olhar Digital.